.
O nosso curso de Design de Comunicação começou como bacharelato em 1991, com a designação de Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas; passou a licenciatura em 1998, atualizando o nome para Design de Comunicação e Técnicas Gráficas e, em 2002, adotou o título que perdura até hoje.
Atualmente, esta licenciatura integra o Departamento de Artes Design e Animação.
Ao longo destes anos contam-se quase 1000 diplomados nesta área de estudos do design, com muito talento e muitas histórias de sucesso pelo caminho.
Até ao final do ano, partilhamos imagens de projetos desenvolvidos por designers formados na instituição, acompanhadas de um breve apontamento sobre o seu percurso profissional.
Esta é uma iniciativa de reconhecimento e apreço por todos os estudantes que compõem a história do curso.
maio de 2023
O talento dos nossos
Filipe Costa
(+) Perfil profissional
Licenciado em 2011 com aproveitamento de 20 valores no projeto final de curso, o Filipe decidiu aceitar o convite da agência Nektar Brand advertisers, em Lisboa. Nesta agência obteve os primeiros contactos com a realidade das agências em Portugal. Durante o seu percurso como Web designer junior conseguiu ampliar as competências que o ensino já lhe tinha enraizado, trazendo assim ao de cima valores que o curso exigia saber.
Após terminada a experiência, foi convidado a integrar uma das agências do grupo Havas – Fuel Lisboa. Nesta conheceu a realidade de trabalhar clientes nacionais e internacionais, clientes como Worten, SportZone, Continente, MO, entre outros. Neste período, passou a integrar equipas de grande dimensão porque a Fuel Lisboa é uma agência 360.
Já na Deloitte Consultores conseguiu aliar a criatividade ao negócio e aí perceber que uma não vive sem a outra. Trabalhou em múltiplos mercados e clientes internacionais tais como EDP, SONAE, Galp, Nuvi Group, Unitel, Santander, Caixa Geral de Depósitos, entre outros. Já com larga experiência, começa a trabalhar nas áreas de UI & UX, canalizando o seu foco nesta área até então emergente.
Após passar por estas experiências é convidado a integrar um grupo de empresas e a liderar a criatividade do negócio imobiliário do grupo. Mas tarde cria uma agência dentro do grupo trabalhando assim clientes externos e no início da pandemia assume a sua própria agência de design.
Atualmente é o CEO & Creative director da agência e trabalha com clientes como ANA Aeroportos de Portugal, Decathlon, Grünenthal, Webasto, Sumol Compal e recentemente Ingenico ibérica… entre outros.
[À esquerda, na fotografia]
Bruno Carvalho
(+) Perfil profissional
Licenciou-se em 2011, também com o aproveitamento excecional de 20 valores no projeto final de curso. O seu trajeto profissional começa ainda em Portalegre com um estágio no atelier 77’83, dando assim os primeiros passos na componente briefings/ cliente.
Após terminar a licenciatura, inicia o seu percurso em Lisboa na agência Upstairs onde completa dois anos de crescimento e aprofundamento da área de packaging e design gráfico. Na upstairs já começa a ter contacto com marcas preponderantes no mercado como Iglo, gilette, My Birstro, Benfica e Ben & jerry’s.
É convidado a ingressar no estúdio de design Flúor onde intensifica e aprimora o seu amor pela tipografia. Faz projetos diversificados e multidisciplinares na área do design gráfico e aqui começa a trabalhar com clientes como EDP, Fidelidade, Solvei, Oddebrest e diversas identidades culturais como teatro das marionetas (FImfa).
Em 2016 é convidado a integrar a equipa de designers da Deloitte, aprendendo e entrando na área digital. Aqui faz todo o seu percurso com clientes internacionais e também começa a ligar o negócio ao design, entendendo o conceito de UI & UX.
Em 2018 é convidado pela Until Creative Agency a ser o Art Director onde permanece até hoje com o cargo de Design Director e é responsável pela equipa criativa e por todo o trabalho que sai da agência.
[À direita, na fotografia]
Alguns projetos