.

Apoios aos Estudantes


Cheque Psicólogo e Nutricionista

O Politécnico de Portalegre aderiu ao Programa "Cheque-Psicólogo" e "Cheque-Nutricionista", uma iniciativa do Governo que visa facilitar o acesso gratuito a cuidados de saúde para estudantes de todos os Ciclos de Estudo do Ensino Superior, sejam de nacionalidade portuguesa ou estrangeira. 

Através deste programa, os estudantes com pedidos aprovados poderão beneficiar de 2 a 12 Consultas de Psicologia e 1 a 6 consultas de Nutrição, de acordo com a avaliação e indicação dos respetivos profissionais de saúde.

A marcação das consultas deve ser feita diretamente com os psicólogos e nutricionistas que integrem a rede de prestadores aderentes ao programa.

 

Como posso pedir os cheques? 

Cheque Psicólogo: gov.pt/servicos/pedir-cheque-psicologo

Cheque Nutricionista: gov.pt/servicos/pedir-cheque-nutricionista

Após a submissão do pedido, o Politécnico de Portalegre tem a possibilidade de solicitar informações adicionais e dispõe de um prazo de 30 dias para proceder à sua análise e aprovação do mesmo (ou não aprovação). Caso o pedido seja aprovado, irás receber na tua área reservada o código do primeiro cheque, para poderes marcar a primeira consulta.

 

Como posso agendar a consulta?

Para marcares a primeira consulta, deves entrar no Portal de Serviços Públicos da República Portuguesa, mediante autenticação com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Após efetuares o login, podes consultar a lista de profissionais aderentes ao Programa, disponibilizada pelas respetivas Ordens (dos Psicólogos e dos Nutricionistas), e agendar diretamente a consulta com o profissional da tua escolha.

 

Cheque Psicólogo

Esta medida é destinada a estudantes que necessitam de apoio para lidar com:

  • Problemas de Saúde Mental frequentes, como a ansiedade ou a depressão (mais informações sobre estes problemas no Portal Eu Sinto-Me).
  • Problemas no plano individual, social e académico com impacto na Saúde Mental. Por exemplo, dificuldades relacionais, ansiedade com exames, situações de vida com potencial impacto na vida académica (mudança de cidade, luto, rutura numa relação amorosa/divórcio).
  • Questões relacionadas com o desenvolvimento vocacional e gestão pessoal de carreira.
  • Problemas de Saúde Física com impacto na Saúde Mental (por exemplo, doença crónica).

A medida não se destina:

  • A estudantes que apresentem sintomas com duração superior a um ano e seis meses. 
  • A estudantes que apresentem consumo problemático de substâncias e comportamentos aditivos. 
  • A estudantes com diagnóstico de perturbação psicótica ou bipolar, diagnóstico de perturbação da personalidade.
  • A estudantes que apresentem tentativas de suicídio prévias ou risco de suicídio.
  • A estudantes com necessidades educativas específicas.

 

Cheque Nutricionista

Esta medida é destinada a estudantes que necessitam de apoio para lidar com:

  • perda de peso involuntária;
  • Perda de peso involuntária > 5% em 1-2 meses;
  • Baixo peso (IMC<18,5kg/m2);
  • Pré-obesidade e obesidade (IMC >25kg/ m2);
  • Diabetes Mellitus tipo 1 e 2;
  • Dislipidemia;
  • Hipertensão arterial;
  • Patologia gastrointestinal;
  • Doença renal crónica, excluindo utentes em hemodiálise ou diálise peritoneal;
  • Doença oncológica, excluindo utentes em tratamento adjuvante;
  • Situações de intolerância ou alergia alimentar;
  • Doença neurológica;
  • Anemia por défice nutricional;
  • Perturbações do comportamento alimentar;
  • Gravidez e Puerpério.

 

Qual o prazo de validade dos Cheques?

Os cheques têm um prazo de validade de 12 meses a partir da data de emissão do respetivo código. Podes confirmar a data de emissão no e-mail que recebeste com o código ou consultar o teu pedido de cheque na área reservada.

 

Para mais informações, envia email para: cpn@ipportalegre.pt

 

 


Consulte ainda: Apoio Médico | Apoio Psicológico | Apoio Social | Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais | Mentorado

Voltar a Serviços de Ação Social