.
Curso Técnico Superior Profissional - Desporto e Atividade Física
Está prevista a abertura de uma turma em Elvas e outra em Ponte de Sôr.
Todos os alunos matriculados no primeiro ano poderão usufruir de uma bolsa no valor da propina anual.
Objetivos
O Curso Técnico Superior de Desporto e Atividade Física visa formar técnicos que cooperam, organizam, planeiam e intervêm em contexto desportivo e de atividade física em autarquias, clubes, associações, ginásios, empresas e academias de fitness.
Competências
- Planear, orientar e conduzir programas de desporto e atividade física, no âmbito da promoção e manutenção da condição física, assim como participar, sob a supervisão do Diretor Técnico, na avaliação e prescrição das atividades desportivas, no controlo da qualidade do serviço e na implementação de medidas conducentes à sua melhoria, na retenção dos clientes e na promoção da adesão à prática desportiva e da aquisição de estilos de vida saudáveis.
- Intervir em instituições e organizações desportivas no acompanhamento de atividades relacionadas com o planeamento, dinamização e avaliação de Exercício Físico e Treino Desportivo.
- Planear atividades físicas e desportivas, orientadas para a competição, no âmbito de programas de manutenção e melhoria da condição física ou para o lazer.
- Avaliar o nível de desempenho motor e a condição física de pessoas que estejam envolvidas em programas de treino desportivo ou em contexto de programas de manutenção da condição física.
- Elaborar, gerir e supervisionar de forma autónoma e especializada, o planeamento e processos de treino, aprendizagem e de desenvolvimento desportivo de jovens atletas em diferentes modalidades desportivas.
- Elaborar e participar em estratégias de fomento e retenção de populações para a promoção do exercício físico, da saúde e dos estilos de vida saudável.
Saídas profissionais
Clubes desportivos, associações desportivas, autarquias, ginásios e outras estruturas promotoras da atividade física e do desporto na comunidade.
Quais são as condições de acesso?
Têm acesso aos CTESP:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro.
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DSTP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Vantagens no prosseguimento de estudos
Acesso a algumas licenciaturas do Instituto Politécnico de Portalegre, através de candidatura aos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
Bolsa de estudo igual ao valor da propina.
Pré-requisito de seleção:
Os candidatos colocados neste Curso Técnico Superior Profissional deverão entregar/submeter no ato da matrícula no curso, uma declaração médica conforme o modelo indicado.
- Quando abrem as candidaturas para os CTESP, ano letivo de 2024/25?
Candidaturas 1ª Fase - Candidatos internacionais e nacionais de países da UE – 01 maio a 30 de junho 2024
Candidaturas 2ª Fase - Candidatos nacionais de países da UE – 04 julho a 30 agosto 2024
Candidaturas 3ª Fase - Candidatos nacionais de países da UE – 04 setembro a 20 setembro 2024
Candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas on-line no Portal dos Serviços Académicos do Instituto Politécnico de Portalegre. Podem apresentar candidatura a um ou mais CTeSP, ministrados pelo (IPP), até ao limite de quatro, devendo no entanto ser identificadas no boletim de candidatura as respetivas prioridades. + info
Nº de vagas: 25 em cada uma das turmas
Áreas relevantes: Biologia ou Matemática ou Português
Outras informações
Registo Inicial - R/Cr 21/2023 em 26/06/2023
Aguarda publicação em DR
Para qualquer esclarecimento ou marcação de reunião online, por favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esbe@ipportalegre.pt
Tel: 00351 268 628 528 (09h-15h durante o mês de agosto)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Infraestruturas
A formação, de caráter eminentemente prático, será ministrada nas instalações desportivas municipais de Elvas e de Ponte de Sor, ao abrigo dos protocolos estabelecidos entre estes municípios e o Instituto Politécnico de Portalegre.
Em Elvas, incluem:
- Piscinas Municipais de Elvas
- Complexo do Estádio Municipal de Elvas
- Pavilhões Desportivos Municipais
- Polidesportivos Municipais
- Centro de Ténis Municipal
Em Ponte de Sor, incluem:
- Estádio Municipal e Campo Multiusos
- Piscinas Municipais Cobertas
- Pavilhões Municipais
- Complexo de Padel
- Polidesportivo (ténis)
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|