.
Licenciatura em Design de Comunicação
Objetivos
De acordo com o enquadramento legal no ensino politécnico, a licenciatura em Design de Comunicação valoriza a formação que visa o exercício da actividade profissional, tendo por objectivos a preparação dos alunos para a correcta resolução técnica, estética, funcional e metodológica de projectos de Design.
Durante o percurso de ensino/aprendizagem promovem-se as capacidades de resposta dos alunos ao nível criativo e de expressão pessoal, em conjugação com as capacidades de manipulação das tecnologias actualmente disponíveis para a edição e produção de conteúdos de comunicação visual. Em simultâneo, potencia-se a autonomia do aluno bem como a consciência para a importância de uma colaboração interdisciplinar e multidisciplinar, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho científico e profissional na área.
Área(s) científica(s): Áudio-Visuais e Produção dos Media (CNAEF 213)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: 92 %
(Fonte: Observatório Académico)
Saídas profissionais
- Assegurar ou assessorar a direcção de gabinetes de comunicação interna ou externa em empresas e instituições
- Integrar quadros criativos de agências de publicidade e de gabinetes de design
- Criar e gerir gabinetes autónomos de comunicação, design, animação
- Utilizar e gerir meios de Desktop publishing
Regimes de acesso
Concurso Nacional de Acesso |
Provas de ingresso - Candidatura de 2024 (uma das seguintes): 03 Desenho 06 Filosofia 10 Geometria Descritiva 12 Hist. da Cultura e Artes 16 Matemática 18 Português Provas de ingresso - Candidatura de 2025 (um dos seguintes conjuntos): 03 Desenho + 10 Geometria Descritiva 03 Desenho + 12 Hist. da Cultura e Artes 10 Geometria Descritiva + 12 Hist. da Cultura e Artes 03 Desenho + 18 Português 16 Matemática + 18 Português 06 Filosofia + 18 Português Vagas Regime Geral de Acesso: 26 Preferência regional | Vagas: 50% Distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, R. A. Açores, R. A. Madeira Cursos com acesso preferencial | Vagas: 10% 070 Comunicação Audiovisual (DL 74/2004) Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos Fórmula de cálculo Média do secundário/profissional ou equivalente: 65% + Provas de ingresso: 35% Pré-requisitos Tipo: Seleção Grupo F - Capacidade visual e motora Nota do último colocado 1ª fase: 116,3 | 2ª fase: 132,6 | Informação da DGES Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Nacional de Acesso |
Diplomados Vias Profissionalizantes |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas Provas para Diplomados vias profissionalizantes |
Maiores de 23 anos |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas provas para maiores de 23 anos |
Regimes Especiais |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes Especiais |
Concursos Especiais de Acesso |
Ver mais informação em: - Candidatos com aprovação nas provas de acesso para maiores de 23 anos - Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica - Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional - Titulares de um Curso Superior - Titulares de diplomas das Vias Profissionalizantes |
Regimes de reingresso, mudança de par Instituição/Curso |
Ver mais informação em: Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso |
Concurso Internacional |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Ef 569/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 569/2011/AL01 de 06-10-2014 | R/A-Ef 569/2011/AL02 de 29-06-2022
Tlf. 245 301 501 | Fax. 245 300 230
s.alunos.estgd@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
gci.estgd@ipportalegre.pt | Tlf. 245 301 506
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Laboratórios
Sala de Desenho / Laboratório de Design
|
|
Laboratório de Edição Eletrónica
|
|
Laboratório de Serigrafia
|
|
Laboratório de Multimédia
|
|
Laboratório de FotografiaCâmara escura para ampliação e revelação fotográfica. Os conhecimentos da fotografia tradicional são fundamentais para a compreensão e desenvolvimento das competências técnicas e criativas, mesmo numa área fortemente dominada pelo digital. |
|
... |
Estúdio de FotografiaLugar privilegiado da fotografia. Equipado com a iluminação e as câmaras fotográficas necessárias às boas sessões fotográficas de estúdio. |
Atividades
d day. Comemorações do Dia Mundial do Design
Desde 2009 que comemoramos os Dia Mundial do Design, que também já foi o dia do Gráfico, do dia do Design Gráfico e o dia do Design de Comunicação. Desde então que nos associamos à ICOGRADA (http://www.ico-d.org/), a associação internacional das associações de Design de Comunicação, para festejar a profissão, convidando alunos, ex-alunos e profissionais de renove nacional. Às palestras, juntamos sempre exposições e workshops para alunos de vários níveis de ensino. Mais informação em:
https://www.facebook.com/ddayportalegre
http://designportalegre.blogspot.pt/
https://issuu.com/ddayportalegre/docs/dday_portalegre
https://vimeo.com/ddayportalegre
Ação Solidária 8-i
A “8 hours’ overtime for a good cause” (http://www.8-i.org/) é um evento internacional de entreajuda, que se realiza localmente, em que designers, marketeers e outros profissionais da área da comunicação se juntam para ajudar instituições de solidariedade. Durante oito horas de intensa troca, trabalho e convívio, são criadas peças gráficas que ajudam a comunicação a juntar quem necessita e quem pode ajudar. Estes são alguns trabalhos de design desenvolvidos neste âmbito.
Visitas de Estudo
Todos os semestres gostamos de visitar várias instituições e empresas, locais e nacionais, complementando a formação que acontece na escola. O contacto com a cultura (museus, exposições, festivais, etc.) e com o mundo profissional do design e das indústrias gráficas, é fundamental para nos trazer experiências e enriquecer o nosso conhecimento da realidade.
Algumas das instituições que visitámos nos últimos anos:
Amadora BD. Festival Internacional de Banda Desenhada
Cinanima. Festival Internacional de Cinema de Animação, Espinho
Fundação de Serralves, Porto
Museu de Arte Contemporânea, de Elvas
Museu das Tapeçarias de Portalegre
Museu Vostell Malpartida, de Cáceres
Papel do Prado / Cartolinas da Lousã, Lousã
Renova, Torres Novas
The Navigator Company (ex-Portucel Soporcel), Figueira da Foz
Cofina, Lisboa
Grafedisport, Queluz de Baixo
Gráfica Almondina, Torres Novas
Impritejo, Gavião
Lisgráfica, Barcarena
Lidergraf, Vila do Conde
Lousanense, Lousã
Plano de estudos (Desp. 5043/2015)
1º ano
2º ano
3º ano
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|