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QUALIDADE
Sistema de Gestão da Responsabilidade Social
Princípios da Responsabilidade Social
PRINCÍPIOS
A norma NP 4469 está baseada nos seguintes princípios de responsabilidade social:
- Cumprimento da lei, dos instrumentos de regulamentação coletiva e dos regulamentos aplicáveis;
- Respeito pelas convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
- Conduta ética no desenvolvimento da atividade de acordo com os princípios aceites de correta ou boa conduta;
- Transparência, partilha de informação e comportamento aberto na relação com as partes interessadas;
- Reconhecimento do direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por parte da organização;
- Reconhecimento dos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, tendo em conta todo o ciclo de vida dos seus produtos;
- Adoção do princípio da precaução;
- Privilégio à prevenção da poluição na origem;
- Atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto;
- Responsabilização pelas ações e omissões da organização e prestação de contas pela sua conduta face às legítimas preocupações das partes interessadas;
- Integração dos aspetos da responsabilidade social nos sistemas de gestão da organização e no seu processo de tomada de decisão;
- Não regressão, isto é, não utilizando as disposições desta Norma como fundamento para a redução dos níveis de desempenho em responsabilidade social já alcançados pela organização.
VALORES
São valores do Instituto Politécnico de Portalegre:
- Excelência organizacional.
- Ética e transparência.
- Subsidiariedade.
- Envolvimento e orientação para as partes interessadas.
- Desenvolvimento sustentável.
Código de Ética do Instituto Politécnico de Portalegre